Mestre Eckhart – Prega a palavra 5


  1. Eu estava ontem sentado num lugar e disse uma frase que se encontra no Pai Nosso.
  2. Ela diz: «Que a tua vontade seja feita!» mas seria melhor: «Que a vontade seja tua!», que a minha vontade se torne na sua vontade afim de que eu me torne nele: tal é o significado do Pai Nosso.
  3. Esta frase tem dois sentidos.
  4. Um é: «Dorme para todas as coisas!» quer dizer: não saibas nada do tempo, nem das criaturas, nem das imagens.
  5. Os mestres dizem: uma pessoa que dormisse profundamente, se dormisse cem anos, não saberia nada de nenhuma criatura, não saberia nada do tempo nem das imagens, e então tu podes aperceber-te do que Deus opera em ti.
  6. É por isso que a alma diz no Livro do Amor: «Eu durmo mas o meu coração vigia.»
  7. É por isso que se todas as criaturas dormirem em ti, tu podes aperceber-te daquilo que Deus opera em ti. 1

Notas
  1. Na segunda parte do sermão, o pregador explica a frase do Pai Nosso: «Fiat voluntas tua!»

    Ele atribui-lhe dois sentidos: «Dorme para todas as coisas!» Ele aproxima do segundo termo da frase de S. Paulo, «vigila», o versículo do Cântico (5, 2): «Eu durmo, mas o meu coração vigia.»

    Se todas as criaturas «dormirem» na pessoa desprendida, então o seu «coração» pode aperceber-se daquilo que Deus opera nela. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Prega a palavra 5