Mestre Eckhart – Prega a palavra 2


  1. É uma coisa estranha que uma coisa se escoe para fora e fique no entanto dentro.
  2. Que a palavra se escoe para fora e fique no entanto dentro, é muito estranho; que todas as criaturas se escoem para fora e fiquem no entanto dentro, é muito estranho; o que Deus deu e o que Deus prometeu dar, é muito estranho, é incompreensível e inacreditável.
  3. E está bem que seja assim, porque se fosse compreensível e se fosse credível, não estaria bem.
  4. Deus está em todas as coisas.
  5. Quanto mais ele está nas coisas, mais ele está fora das coisas; quando mais ele é interior, mais ele é exterior, e quanto mais ele é exterior, mais ele é interior. 1

Notas
  1. Eckhart já usou a comparação da palavra humana que nasce do interior, se escoa para fora, permanece no entanto no interior sob a forma de pensamento; ele tenta também fazer compreender como é que a Palavra, o Verbo, flui para fora e permanece no entanto no Pai, como também todas as criaturas, saídas de Deus, permanecem em Deus.

    Tudo o que emana de Deus, tudo o que Deus prometeu é com efeito «muito estranho» (gar wunderlich), o epíteto é repetido quatro vezes.

    Eckhart insiste igualmente na imanência e na transcendência de Deus: «... quanto mais ele é interior, mais ele é exterior, e quanto mais ele é exterior, mais ele é interior». [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Prega a palavra 2