Mestre Eckhart – Mulher, vem a hora 10
- Ora Nosso Senhor diz: «Ninguém conhece o Pai sem ser o Filho, nem o Filho sem ser o Pai.»
- Na verdade, se nós devemos conhecer o Pai, é preciso que nós sejamos o Filho.
- Eu disse há alguns dias três pequenas frases; tomem-nas como três fortes nozes-moscadas e bebem em seguida.
- Primeiramente: Se nós queremos ser filhos, nós devemos ter um pai, porque ninguém pode dizer que é filho a menos que tenha um pai, e ninguém é pai se não tem um filho.
- Se o pai morrer, diz-se: «Ele era o meu pai.»
- Se o filho morrer, diz-se: «Ele era o meu filho.»
- Porque a vida do filho está dentro da vida do pai e a vida do pai está dentro do filho, e é por isso que ninguém pode dizer: «Sou filho» a menos que tenha um pai.
- Ora é verdadeiramente Filho a pessoa que realiza todas as suas obras por amor.
- Em segundo lugar, tudo o que tinha feito da pessoa um Filho, é a igualdade de alma.
- Se ele está doente, que ame tanto estar doente como estar saudável, estar saudável como estar doente.
- Se o seu amigo morre - em nome de Deus ! Se um olho lhe for arrancado - em nome de Deus ! 1
- Em terceiro lugar, o que um filho deve ter, é o nunca poder inclinar a sua cabeça a não ser sobre o seu pai. 2
- Ah! como é nobre, a potência cujo local está acima do tempo e que não tem local !
- Porque devido ao facto dela estar acima do tempo, ela encerrou nela todos os tempos e ela é a totalidade do tempo.
- Por muito pouco que uma pessoa possuísse daquilo que está acima do tempo, ela tornar-se-ia muito rapidamente rica, porque aquilo que está para lá do mar não está mais afastado dessa potência do que aquilo que está agora presente. 3
Notas
- Para conhecer «o Pai», é preciso que nós sejamos «Filho».
O pregador tira daí as consequências práticas: nós devemos chegar à «glîcheit», igualdade de alma, equivalente à «gelâzenheit».
Aquilo que se segue, repetindo o que ele disse no sermão precedente, explica-nos suficientemente o que entende por isso: «Se ele está doente... se o seu amigo morre... se o olho lhe é arrancado - em nome de Deus !» [ ↑ ] - Uma outra consequência do «irromper», é a do Filho não poder inclinar a cabeça a não ser sobre o seu Pai - sem dúvida reminiscência mais ou menos consciente da atitude de João para com Jesus aquando da última Ceia. [ ↑ ]
- A «nobre potência» sobre a qual ele ainda diz algo é aquele rosto superior da alma da qual nos falou várias vezes no decurso deste sermão. [ ↑ ]
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