Mestre Eckhart – Ave, cheia de graça 12


  1. Quando Deus criou a alma, ele criou-a segundo a sua mais sublime perfeição, afim de que ela seja uma noiva do Filho único.
  2. Como este o sabia bem, ele quis sair do seu quarto secreto no tesouro da eterna Paternidade na qual ele dormitou eternamente, permanecendo interiormente não expresso.
  3. «In principio.» No primeiro começo da pureza primeira, o Filho abriu a tenda da sua glória eterna e saiu da altura suprema afim de elevar a sua amiga, a quem o Pai o tinha unido desde toda a eternidade, para a reconduzir à altura suprema de onde ela veio.
  4. E está escrito noutro sítio: «Vê, o teu rei vem a ti!» Foi por isso que ele saiu, saltando como um gamo, e sofreu a sua Paixão por amor, e ele não saiu sem querer regressar ao seu quarto com a sua noiva: Este quarto é a treva silenciosa da Paternidade escondida.
  5. Quando ele saiu da altura suprema, ele quis aí regressar com a sua noiva na suprema pureza e revelar-lhe a intimidade escondida da sua Divindade escondida onde ele repousa consigo próprio e com todas as criaturas. 1

Notas
  1. Deus criou a alma para que ela seja a noiva do seu Filho único.

    Esta comparação que evoca o Cântico, não se encontra frequentemente nos sermões alemães de Eckhart.

    Pode-se pensar que, no mosteiro cisterciense onde ele prega, esta aproximação, tão desenvolvida em S. Bernardo, lhe tenha ocorrido naturalmente ao espírito.

    Talvez seja também uma alusão à história que ele contou no início do sermão: o esposo oferecendo o seu sacrifício pelo amor da sua Senhora.

    O Filho «abriu a tenda da glória eterna, afim de elevar a sua amiga para a reconduzir à altura suprema de onde ela veio».

    O quarto para onde ele quer regressar com a sua noiva «é a treva silenciosa da paternidade escondida». [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Ave, cheia de graça 12