Mestre Eckhart – Ave, cheia de graça 10


  1. Este pensamento surgiu-me há alguns anos: se me perguntassem porque é que cada haste de erva é tão diferente da outra? E acontecesse que me perguntassem porque eram tão diferentes. Eu digo: É ainda mais surpreendente que todas as hastes de erva sejam tão semelhantes.
  2. Um mestre diz: O que faz com que todas as hastes de erva sejam tão diferentes, é a superabundância da bondade divina que se espalha superabundantemente em todas as criaturas afim de que a sua munificência seja tanto mais manifestada.
  3. Então eu digo: É mais surpreendente que todas as hastes de erva sejam tão semelhantes.
  4. Da mesma forma que todos os anjos são só um anjo na pureza primeira, todas as hastes de erva são um na pureza primeira, e lá todas as coisas são um. 1

Notas
  1. Como o pregador já disse mais acima e como nós lemos agora a propósito das hastes de erva, todas as coisas são idênticas dentro da Pureza primeira.

    Pela criação, como diz «um mestre», provavelmente S. Tomás em quem este pensamento já se encontra, Deus mostrou a sua generosidade graças à multiplicidade dos seres «afim de que a sua munificência seja tanto mais manifestada». [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Ave, cheia de graça 10