Mestre Eckhart – Ave, cheia de graça 8


  1. Ontem uma questão foi colocada na Escola entre os grandes clérigos.
  2. «Eu surpreendo-me, digo eu, que a Escritura tenha uma tal plenitude que ninguém consiga penetrar no fundo da mais pequena palavra.»
  3. E se vocês me perguntarem, sendo dado que eu sou um Filho único que o Pai celeste gerou eternamente, se eu fui eternamente Filho em Deus, eu respondo sim e não: sim, um Filho segundo que o Pai me gerou eternamente, não Filho pelo facto de que eu não fui gerado. 1

Notas
  1. O sentido deste parágrafo parece efetivamente ser este: Da mesma forma que a Escritura tem uma tal plenitude que ninguém consegue penetrar nela a fundo na mais pequena palavra, do mesmo modo, no caso de vocês me perguntarem se eu fui eternamente filho de Deus, eu não consigo perscrutar o sentido profundo senão respondendo-vos por sim e não. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Ave, cheia de graça 8