Mestre Eckhart – Ave, cheia de graça 4


  1. É preciso compreender nisso que nós somos um Filho único que o Pai gerou eternamente.
  2. Quando o Pai gerou todas as criaturas, ele gerou-me, eu saí dele junto com todas as criaturas mas no entanto eu fiquei interiormente dentro do Pai.
  3. Da mesma forma que a palavra que eu pronuncio agora brota de mim, em seguida eu reflito na minha ideia, em terceiro lugar eu exprimo-me e vocês todos recebem-na; contudo ela permanece verdadeiramente dentro de mim.
  4. Da mesma forma eu permaneci dentro do Pai.
  5. Dentro do Pai estão as imagens de todas as criaturas.
  6. Esta madeira tem uma imagem intelectual dentro de Deus.
  7. Ela não é apenas intelectual, ela é intelecto puro. 1

Notas
  1. Nós somos portanto um Filho único que o Pai gerou eternamente, pensamento frequente no mestre e que se exprime aqui com um vigor particular.

    O «eu» empregue dá ainda mais intensidade ao discurso: «Eu saí dele junto com todas criaturas mas no entanto eu fiquei interiormente dentro do Pai.»

    A comparação com a palavra humana que nasce dentro do pensamento, que os auditores recebem e que permanece no entanto dentro de mim, encontra-se em vários textos, tanto alemães como latinos.

    O Pai encerra dentro de si as imagens de todas as criaturas, mesmo a madeira da cadeira tem a sua imagem intelectual dentro de Deus. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Ave, cheia de graça 4