Livro da Vida Perfeita - Não há impassibilidade nesta vida


  1. «O ser humano pode e deve, desde esta vida, tornar-se tão impassível como o foi Cristo depois da sua Ressurreição.» Eis o que se diz e o que se ouve.
  2. Quis-se confirmá-lo e prová-lo pelas palavras de Cristo: «Eu vos precederei na Galileia. É lá que vocês me verão.» (Mt 26, 32) e «Um espírito não tem nem carne nem osso como vocês vêem que eu tenho» (Lc 24, 39).
  3. Quis-se interpretar estas palavras como se segue: «Como vocês me viram e seguiram com um corpo e uma vida mortais, vocês ver-me-ão: eu vos precederei e vocês me seguirão na Galileia - quer dizer vocês me seguirão numa impassibilidade e numa imobilidade que vocês sentirão e saborearão, na qual vocês viverão e permanecerão antes mesmo de atravessarem e de sofrerem a morte corporal.
  4. «Como vocês me vêem com um corpo de carne e de osso e no entanto impassível, vocês tornar-se-ão também impassíveis desde antes da morte corporal, na vossa humanidade corporal e mortal.»
  5. A estas afirmações, responder-se-á isto: Cristo não quis dizer que o ser humano podia ou devia chegar à impassibilidade antes de ter atravessado e sofrido aquilo que ele próprio atravessou e sofreu.
  6. Porque ele próprio não chegou lá senão depois de ter atravessado e sofrido a morte corporal, e tudo o que se relaciona com ela. Consequentemente, nenhum ser humano pode nem deve chegar lá enquanto for mortal e passível.
  7. Se isso pudesse e devesse produzir-se, se fosse o mais nobre e o melhor, isso ter-se-ia produzido em Cristo.
  8. Porque a vida de Cristo era - e é - a melhor e a mais nobre vida, a mais digna e a mais agradável a Deus, entre todas aquelas que existiram e que existirão.
  9. Se isso não podia ou não devia produzir-se em Cristo, então isso também não se pode produzir em nenhum ser humano.
  10. Poderão acreditar, poderão dizer tanto quanto queiram, mas isso não é assim.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Os três caminhos » Não há impassibilidade nesta vida