Mestre Eckhart – Tratado da Nobreza 21


  1. Eu quero agora passar a outro significado daquilo que é a «pessoa nobre».
  2. Eu digo: quando a pessoa, a alma, o espírito contempla Deus, ele sabe-se e reconhece-se também como conhecedor, quer dizer: ele reconhece que contempla e reconhece Deus.
  3. Ora, pareceu a certos e parece também muito verosímil, que a flor e o núcleo da beatitude se situam no conhecimento pelo qual o espírito conhece que ele conhece Deus, porque se eu possuísse todas as delícias sem saber nada acerca delas, que me importaria, e que delícias seriam elas para mim?
  4. Portanto eu digo com segurança que não é assim.
  5. Se é verdade que, sem isso, a alma não seria bem-aventurada, a beatitude não se situa no entanto aí, porque o primeiro elemento da beatitude é que a alma contemple Deus sem véu.
  6. É daí que ela recebe todo o seu ser e a sua vida e que ela obtém tudo o que ela é no abismo de Deus e não sabe nada do conhecimento nem do amor nem do que quer que seja.
  7. Ela repousa totalmente e exclusivamente no ser de Deus, ela não conhece lá senão o Ser e Deus.
  8. Mas quando ela sabe e reconhece que contempla, conhece e ama Deus, é uma saída desse estado e um regresso ao estado primeiro segundo a ordem natural.
  9. Porque ninguém se reconhece como branco senão aquele que é realmente branco.
  10. É por isso que aquele que se reconhece como sendo branco se funde e se apoia na brancura, e ele tira o seu conhecimento não diretamente nem sem conhecimento da cor, mas ele tira o seu conhecimento da cor, e do saber que ele tem dela, do que é o branco, e ele obtém o seu conhecimento não exclusivamente da cor em si; mas antes, ele obtém o seu conhecimento e o seu saber daquilo que é colorido ou daquilo que é branco e ele reconhece-se como sendo branco.
  11. Branco é qualquer coisa de bem menor e de bem mais exterior do que a brancura.
  12. Muito diferentes são as paredes e o fundamento sobre a qual as paredes estão construídas.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Tratado da Nobreza 21