Mestre Eckhart - Sermão da Pobreza 2


  1. Há duas espécies de pobreza: uma pobreza exterior, que é boa, e é necessário louvá-la altamente no ser humano que a pratica voluntariamente, pelo amor de Nosso Senhor Jesus Cristo, porque ele próprio a praticou sobre a terra.
  2. Desta pobreza eu não quero falar mais por agora; mas existe ainda uma outra pobreza, uma pobreza interior, aquela que é preciso entender pelas palavras de Nosso Senhor quando ele diz: «Felizes são os pobres em espírito.»
  3. Eu peço-vos que vocês sejam assim para poderem compreender este discurso, porque eu vos digo na eterna verdade: se vocês não estiverem conformes a esta verdade, da qual nós queremos agora falar, vocês não me podem compreender. 1

Notas
  1. Este sermão é provavelmente o mais difícil, de todos os que nos foram transmitidos, de Mestre Eckhart.

    É por isso que ele previne os auditores de que se eles não estão conformes à verdade que ele vai expor, eles não o poderão compreender. Um pouco mais adiante, ele insiste para que os que não o compreendam não fiquem preocupados, e de cada vez ele exprime-se com alguma solenidade: «... Eu vos digo na eterna verdade... eu peço-vos pelo amor de Deus... » Também, no fim do sermão: «... porque é uma verdade sem véu que veio diretamente do coração de Deus».

    No entanto, quais quer que sejam as dificuldades que este texto apresenta, ele não está isolado na obra de Eckhart. Ao proceder à sua análises e a comparações, encontraremos temas que lhe são e nos são familiares. [  ]


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Sermão da Pobreza 2