Mestre Eckhart – Como uma estrela da manhã 10

  1. Eu disse na Escola que o intelecto é mais nobre do que a vontade, mas no entanto ambos pertencem a esta luz.
  2. Um mestre duma outra Escola diz que a vontade é mais nobre do que o intelecto, porque a vontade toma as coisas tais como elas são nelas próprias, enquanto que o intelecto toma as coisas tais como elas são nele.1
  3. É verdade.
  4. Um olho é mais nobre em si próprio do que um olho pintado na parede.
  5. Mas eu digo que o intelecto é mais nobre do que a vontade.
  6. A vontade toma Deus sob o vestuário da bondade.
  7. O intelecto toma Deus na sua nudez, despojado de bondade e de ser.
  8. A bondade é um vestuário sob o qual Deus está escondido, e a vontade toma Deus sob o vestuário da bondade.
  9. Se não existisse bondade em Deus, a minha vontade não o quereria.
  10. Aquele que quisesse vestir um rei no dia em que ele fosse feito rei, e o vestisse com vestuários cinzentos, não o teria vestido bem.
  11. Eu não sou bem-aventurado porque Deus é bom.
  12. Eu também não quero alguma vez desejar que Deus me torne bem-aventurado por bondade, porque ele não quereria fazê-lo.
  13. Eu sou bem-aventurado apenas porque Deus é intelecto, e porque eu o reconheço.2
  14. Um mestre diz: É ao intelecto de Deus que o ser dos anjos está totalmente agarrado.
  15. Pergunta-se onde se encontra, mais verdadeiramente, o ser da imagem: no espelho ou naquilo que a produz?
  16. É, mais verdadeiramente, naquilo que a produz.
  17. A imagem está em mim, vinda de mim, indo de mim.
  18. Todo o tempo que o espelho se encontra exatamente na frente do meu rosto, a minha imagem encontra-se lá; se o espelho caísse, a imagem desapareceria.
  19. O ser do anjo depende do fato do intelecto divino lhe estar presente, no qual ele se conhece.

Notas

  1. O pregador faz alusão à disputa que teve com o representante de outra escola que os estudiosos supõem ser o mestre geral dos franciscanos Gonsalve de Balboa. Nós reencontramos muitas vezes este «duo», este «duelo» entre a vontade e o intelecto, os scotistas franciscanos dando geralmente a prioridade à primeira, e os tomistas dominicanos ao segundo. Nós podemos surpreender, algumas vezes, Mestre Eckhart a oscilar entre uma e o outro, mas geralmente fica fiel à sua escola dominicana. [  ]
  2. Eckhart exprime a opinião de que a beatitude reside no conhecimento, não na vontade. [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Como uma estrela da manhã 10