Mestre Eckhart – Como uma estrela da manhã 4

  1. Cada coisa opera no seu ser, nenhuma coisa pode operar acima do seu ser.
  2. O fogo só pode operar na madeira.
  3. Deus opera acima do ser, na amplidão onde ele se pode mover, ele opera no não ser.
  4. Antes mesmo de ter havido ser, Deus operou; ele operou o ser quando o ser ainda não existia.
  5. Certos mestres de espírito frustre dizem que Deus é um ser puro; ele está tão elevado acima do ser como o mais elevado dos anjos está acima de um mosquito.1
  6. Eu falaria também falsamente se designasse Deus como sendo um ser, tal como se eu dissesse do sol que ele é cinzento ou preto.
  7. Deus não é nem isto nem aquilo.
  8. E um mestre diz: Aquele que crê que conheceu Deus, e que conheceria qualquer outra coisa, não conheceria Deus.
  9. Mas, quando eu disse que Deus não era um ser, e que ele estava acima do ser, com esta afirmação eu não lhe contestei o ser, pelo contrário, eu atribuí-lhe um ser mais elevado.
  10. Se eu misturo cobre ao ouro, o cobre fica na mistura segundo um modo mais elevado do que aquele que ele tem em si próprio.
  11. Santo Agostinho diz: Deus é sábio sem sabedoria, bom sem bondade, poderoso sem poder.

Notas

  1. O motivo condutor de todo o sermão, do qual certas passagens se aproximam mais ou menos diretamente, é que Deus não é um «ser puro» (actus purus), como dizem certos mestres «de espírito frustre». No entanto, aqui não pode haver equívocos porque Mestre Eckhart acrescenta logo de seguida: «Quando eu disse que Deus não era um ser, e que ele estava acima do ser, com esta afirmação eu não lhe contestei o ser, pelo contrário, eu atribuí-lhe um ser mais elevado.» [  ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Como uma estrela da manhã 4