Mestre Eckhart – Como uma estrela da manhã 2

  1. Eu negligencio o primeiro e o terceiro ponto e falo do segundo: Deus está necessariamente acima do ser.1
  2. Aquilo que tem ser, tempo ou lugar, não tem contato com Deus, o qual (Deus) está acima (daquilo).
  3. Deus está dentro de todas as criaturas na medida em que elas têm ser, mas ele está no entanto acima delas.
  4. Aquilo que faz com que ele esteja dentro de todas as criaturas, situa-o no entanto acima delas; o que é um dentro de muitas coisas, deve estar necessariamente acima das coisas.
  5. Certos mestres pensaram que a alma está apenas dentro do coração. Não é assim, e grandes mestres enganaram-se nisto.
  6. A alma está total e completamente indivisa dentro do pé, e completamente dentro do olho e dentro de cada membro.
  7. Se eu pego num fragmento do tempo, esse fragmento não é nem hoje nem ontem.
  8. Mas se eu pego no «agora», ele contém em si todo o tempo.
  9. O «agora» em que Deus criou o mundo está tão próximo deste tempo como o «agora» durante o qual eu falo atualmente, e o último Dia está tão próximo deste «agora» como o dia que foi ontem.2

Notas

  1. Deus está dentro de todas as criaturas, ora o que está dentro de todas as coisas deve estar necessariamente acima delas. Assim, a humanidade está acima dos seres humanos, e o ser está acima de todas as coisas que existem. Para confirmar a sua afirmação, o pregador apresenta o exemplo da alma indivisa em todas as partes do corpo. [  ]
  2. Este texto fez levantar a suspeita de que Eckhart admitia a eternidade do mundo. A incompreensão foi ainda agravada pelo facto dele ter escrito no seu comentário ao Génesis: «Não devemos imaginar falsamente que Deus estava lá à espera de não sei qual "agora" futuro onde ele criaria o mundo. No mesmo instante em que Deus existiu e gerou o seu Filho... ele criou também o mundo.» Mais tarde, ele explicou que a ação de Deus era idêntica ao seu ser, Deus criou todas as coisas no começo absoluto da sua eternidade, mas a criação «passiva», quer dizer, com relação à criatura, começou no tempo. Na verdade, Eckhart nunca pregou, nem ensinou, sobre a eternidade do mundo. [  ]
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