Livro da Vida Perfeita - Manifestar a Verdade


  1. Eis no entanto que chega um "Adão" - ou um "diabo"... Tentando justificar-se ou encontrar uma desculpa, ele diz assim: «Cristo era, pelo que se diz, livre de qualquer eu e de qualquer amor próprio, etc. Ora é com muita frequência que ele fala de si próprio e que ele se glorifica disto ou daquilo!»
  2. Quando a Verdade quer ou realiza qualquer coisa, a sua vontade, o seu desejo e a sua ação não têm outro fim para além de fazer conhecer e compreender a Verdade.
  3. Era assim com Cristo: as suas palavras e os seus atos não tinham outro fim. E o que era o melhor e o mais útil e o que acontecia para esse fim, ele permanecia livre disso como de tudo o mais que pudesse acontecer.
  4. «Mas, dirás tu, havia então em Cristo um "porquê"?»
  5. Se tu perguntasses ao sol: «Porque é que tu brilhas?», ele responderia: «Tenho que brilhar, não posso fazer de outra forma. É a minha natureza e fazer isto é próprio de mim. Mas dessa propriedade e desse brilho eu permaneço livre.»
  6. Passa-se o mesmo com Deus e com Cristo. Tudo o que é divino, tudo o que pertence a Deus, não quer, não realiza e não deseja nada mais para além do Bem e pelo amor do Bem, sem outro "porquê".

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Os três caminhos » Manifestar a Verdade