Mestre Eckhart – Tratado do Desprendimento 6


  1. Ora tu perguntarás o que é o desprendimento visto que ele é tão nobre em si mesmo?
  2. Tu deves saber aqui que o verdadeiro desprendimento consiste apenas em que o espírito permaneça tanto insensível a todas as vicissitudes da alegria e do sofrimento, da honra, do preconceito e do desprezo quanto uma montanha de chumbo é insensível a um vento ligeiro.
  3. Este desprendimento imutável conduz o ser humano à maior semelhança com Deus.
  4. Porque Deus é Deus devido ao seu desprendimento imutável, e é também do desprendimento que ele obtém a sua pureza, a sua simplicidade e a sua imutabilidade.
  5. E é por isso que, se o ser humano se deve tornar semelhante a Deus, na medida em que uma criatura pode ter uma semelhança com Deus, será pelo desprendimento.
  6. Este conduz o ser humano à pureza, da pureza à simplicidade, da simplicidade à imutabilidade; daí resulta uma semelhança entre Deus e o ser humano, mas é necessário que essa semelhança seja o efeito da graça, porque a graça desprende o ser humano de todas as coisas temporais, e purifica-o de todas as coisas passageiras.
  7. E sabe: estar vazio de todas as criaturas, é estar cheio de Deus, e estar cheio de todas as criaturas, é estar vazio de Deus.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Tratado do Desprendimento 6