Mestre Eckhart – Tratado do Desprendimento 1


Tratado do Desprendimento
  1. Eu li muitos escritos, tanto de mestres pagãos como de profetas do Antigo e do Novo Testamento, e procurei seriamente e com todo o meu zelo qual é a mais alta e melhor virtude pela qual o ser humano pode melhor e mais intimamente unir-se a Deus, e tornar-se por graça aquilo que Deus é por natureza, e pela qual o ser humano seja o mais semelhante à sua imagem quando ele estava em Deus, na qual não existia diferença entre ele e Deus, antes de Deus ter formado as criaturas.
  2. E quando eu penetro em todos esses escritos, tanto quanto pode a minha razão e quanto ela é capaz de o reconhecer, eu não encontro nada a não ser isto: o puro desprendimento acima de todas as coisas, porque todas as virtudes têm algo a ver com a criatura, enquanto que o desprendimento está liberto de todas as criaturas.
  3. É por isso que Nosso Senhor disse a Marta: Unum est necessarium, quer dizer: Marta, quem quer estar em paz e ser puro deve possuir uma coisa: o desprendimento.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Mestre Eckhart » Tratado do Desprendimento 1