Imitação de Cristo - 3.4. Como é preciso andar na presença de Deus em verdade e em humildade

  1. Cristo: Meu filho, anda na minha presença em verdade, e procura-me sempre na simplicidade do teu coração.
  2. Aquele que caminha na minha presença em verdade não temerá nenhum ataque, a verdade libertá-lo-á das calúnias e das seduções dos maus.
  3. Se a verdade te libertar, tu serás verdadeiramente livre, e pouco te importarão os vãos discursos das pessoas.
  4. Alma: Senhor, é verdade: que seja feito em mim, por graça, segundo a vossa palavra.
  5. Que a vossa verdade me instrua, que ela me defenda, que ela me conserve até ao fim na via da salvação.
  6. Que ela me liberte de todos os desejos maus, de todas as afeições desregradas, e eu caminharei na vossa presença com uma grande liberdade de coração.
  7. Cristo: A verdade, sou eu; eu ensinar-te-ei o que é bom, o que me é agradável.
  8. Recorda-te dos teus pecados com grande dor e um profundo arrependimento, e nunca penses que és alguma coisa por causa do bem que fizeres.
  9. Porque, sem a verdade, tu não passas de um pecador, sujeito a muitas paixões e enredado nos seus laços.
  10. De ti próprio, tu tendes sempre para o nada; um nada te abala, um nada te abate, um nada te perturba e te desencoraja.
  11. Então que tens tu de que te possas glorificar? e quantos motivos, pelo contrário, para te desprezares a ti próprio! porque tu és muito mais fraco do que aquilo que possas compreender.
  12. Que nada daquilo que tu fazes te pareça portanto alguma coisa de grande.
  13. Mas antes que aos teus olhos nada seja grande, precioso, admirável, elevado, digno de ser estimado, louvado, procurado, a não ser aquilo que é eterno.
  14. Ama acima de todas as coisas a verdade.
  15. E nunca tenhas nada mais que desprezo pela tua extrema baixeza.
  16. Não temas nada, não critiques nada e não fujas de nada tanto quanto dos teus pecados e dos teus vícios. Eles devem afligir-te mais do que todas as percas do mundo.
  17. Alguns não caminham na minha presença com um coração sincero; mas guiados por uma certa curiosidade presunçosa, eles querem descobrir os meus segredos e penetrar nas profundezas de Deus, enquanto que negligenciam ocuparem-se deles próprios e da sua salvação.
  18. Esses caiem frequentemente, por causa do seu orgulho e da sua curiosidade, em grandes faltas, porque eu me oponho a eles.
  19. Teme os julgamentos de Deus: receia a cólera do Todo-Poderoso,
  20. Não perscrutes as obras do Altíssimo; mas sonda as tuas iniquidades, o mal que tantas vezes cometeste, o bem que negligenciaste.
  21. Muitos metem toda a sua devoção nos livros, outros nas imagens, outros nos sinais e marcas exteriores.
  22. Alguns têm-me frequentemente na boca, mas pouco no coração.
  23. Há outros que, aclarados e purificados interiormente, não cessam de aspirar aos bens eternos, têm desgosto pelas conversas da terra, e só se sujeitam com lástima às necessidades da natureza. Estes ouvem o que o espírito da verdade diz neles. Porque ele ensina-os a desprezar aquilo que passa, a amar aquilo que dura eternamente, a esquecer o mundo, e a desejar o céu, tanto de dia como de noite.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.4. Como é preciso andar na presença de Deus em verdade e em humildade