Imitação de Cristo - 3.2. A verdade fala dentro de nós sem ruído de palavras

  1. Alma: «Falai Senhor, que o vosso servo escuta» (1 Reis 3, 9).
  2. «Eu sou o vosso servo; dai-me a inteligência, afim de que eu saiba quais são os vossos preceitos» (Salmos 119(118), 125).
  3. «Inclinai o meu coração para as palavras da vossa boca; que elas caiam sobre mim como um suave orvalho» (Salmos 119(118), 36; Deuteronómio 32, 2).
  4. Os filhos de Israel diziam antigamente a Moisés: «Fala-nos, e nós te escutaremos; mas que o Senhor não nos fale, porque podemos morrer» (Êxodo 20, 19).
  5. Não é essa, Senhor, não é essa a minha oração; mas pelo contrário, eu imploro-vos como fez o profeta Samuel, com um desejo humilde, dizendo: «Falai Senhor, que o vosso servo escuta» (1 Reis 3, 9).
  6. Que Moisés não me fale, nem nenhum dos profetas, mas falai antes vós, Senhor meu Deus, vós que sois a luz de todos os profetas, e o espírito que os inspirou.
  7. Porque, vós só, sem eles, podeis penetrar toda a minha alma com a vossa verdade; mas sem vós, eles não podem fazer nada.
  8. Eles podem dizer palavras, mas não podem torná-las eficazes. A linguagem deles é sublime; mas se vós vos calais, eles não conseguem aquecer o coração.
  9. Eles expõem a letra, mas vós dais o sentido.
  10. Eles propõem os mistérios, mas vós quebrais o selo que impede a sua compreensão.
  11. Eles publicam os vossos mandamentos, mas vós ajudais a cumpri-los.
  12. Eles mostram a via, mas vós dais as forças para caminhar.
  13. Eles só atuam no exterior, mas vós esclareceis e ensinais os corações.
  14. Eles regam exteriormente, mas vós dais a fecundidade.
  15. As palavras deles soam aos ouvidos, mas vós abris a inteligência.
  16. Portanto, que Moisés não me fale; mas vós, Senhor, meu Deus, verdade eterna, para que eu não morra sem ter dado fruto, se for só admoestado no exterior e não inflamado no interior.
  17. Para que a vossa palavra não seja a minha condenação, por ter sido ouvida sem ter sido compreendida, por ter sido conhecida sem ter sido amada, por ter sido acreditada sem ter sido cumprida.
  18. «Falai-me», portanto, «Senhor, que o vosso servo escuta» (1 Reis 3, 9), porque «tendes palavras de vida eterna» (João 6, 69).
  19. Falai-me para consolardes um pouco a minha alma, para me ensinardes a reformar a minha vida, falai-me para o louvor, a glória, e a honra eterna do vosso nome.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.2 A verdade fala dentro de nós sem ruído de palavras