Livro da Vida Perfeita - Pobreza e humildade espirituais


  1. Lá onde se encontram a pobreza e a humildade espirituais, as coisas passam-se de outra forma completamente diferente.
  2. Porque aí se encontra então que o ser humano não é nada por si próprio, nem por aquilo que é seu.
  3. Aí sabe-se que ele não pode, que ele não tem, que ele não quer nada: nada a não ser os seus defeitos, os seus vícios e a sua malignidade.
  4. Então, o ser humano considera-se indigno de tudo o que lhe possa acontecer, por Deus ou pelas criaturas.
  5. Ele descobre que tudo o que lhe acontece, frequentemente também tudo aquilo que ele realiza, ele fica a dever a eles. É por isso que, na verdade, ele não tem direito a nada.
  6. Com um coração humilde, ele diz então: «É justo e equitativo que Deus, e todas as criaturas, estejam contra mim, e tenham direito sobre mim. É justo e equitativo que eu não esteja contra ninguém, e que eu não tenha direito sobre ninguém.»
  7. Então, o ser humano não pode, nem quer, pedir nada, nem desejar de Deus, nem das criaturas, senão o estritamente necessário. Mesmo assim, só o aceita com temor, não como um direito, mas como uma graça.
  8. Ele só concede ao seu corpo, e à sua natureza, as satisfações e os prazeres que lhes são necessários.
  9. Ele não deixa, nem permite a ninguém que o ajude, a não ser em caso de necessidade - e mesmo assim, sempre com humildade.
  10. Porque ele não tem direito a nada, e não merece nada.
  11. Ele acha que tudo o que diz, que tudo o que explica, não vale nada, e é completamente absurdo.
  12. É por isso que ele não fala, nem explica nada, quer para ensinar quer para criticar, a menos que seja levado a isso pelo amor divino e pela fé - e mesmo assim, sempre com humildade, e a maior moderação.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Os três caminhos » Pobreza e humildade espirituais