Imitação de Cristo - 3.1. Das conversações interiores de Jesus Cristo com a alma fiel

  1. Alma: «Eu ouvirei o que o Senhor Deus me disser» (Salmos 85(84), 8).
  2. Feliz a alma que ouve o Senhor falar-lhe interiormente, e que recebe da sua boca a palavra de consolação!
  3. Felizes os ouvidos sempre atentos a recolher o sopro divino, e surdos ao ruído do mundo!
  4. Felizes, mais uma vez, os ouvidos que escutam não a voz que soa no exterior, mas a verdade que ensina no interior!
  5. Felizes os olhos que, fechados às coisas exteriores, só contemplam as interiores!
  6. Felizes aqueles que penetram os mistérios que o coração esconde, e que, pelos exercícios de cada dia, procuram preparar-se cada vez mais para compreender os segredos do Céu!
  7. Felizes aqueles cuja alegria é a de se ocuparem de Deus, e que se desembaraçam de todos os embaraços do mundo!
  8. Considera estas coisas, ó minha alma, e fecha a porta dos teus sentidos, afim de que tu possas ouvir o que o Senhor teu Deus diz em ti.
  9. Cristo: Eis o que te diz o teu amigo: «Eu sou a tua salvação» (Salmos 35(34), 3), a tua paz, e a tua vida.
  10. Fica ao pé de mim, e tu encontrarás a paz.
  11. Deixa tudo o que passa; procura só o que é eterno.
  12. O que são todas as coisas do mundo, senão seduções vãs?
  13. E de que te servirão todas as criaturas, se tu fores abandonado pelo Criador?
  14. Renuncia portanto a tudo, e ocupa-te a agradar ao teu Criador, e a ser-lhe fiel, afim de chegares à verdadeira beatitude.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 3. Vida interior » 3.1 Das conversações interiores de Jesus Cristo com a alma fiel