Livro da Vida Perfeita - Renunciar a si próprio


  1. Que ninguém pense aceder à verdadeira luz, ao verdadeiro conhecimento ou à vida de Cristo colocando questões ou ouvindo falar, lendo ou estudando, pela elevação da arte ou da ciência, ou por intermédio da inteligência natural...
  2. Eu direi mesmo mais: enquanto o ser humano se agarra às coisas, enquanto as conserva no seu amor, no seu pensamento, o seu desejo ou a sua procura - que se trate disto ou daquilo, da própria pessoa ou de outra qualquer -, não chega a nada.
  3. O próprio Cristo disse: «Se tu queres seguir-me, renuncia a ti próprio e segue-me. Aquele que não se renuncia e não se perde, a si próprio e a todas as coisas, não é digno de mim e não pode ser meu discípulo (Mt 16, 24). O que significa: «Aquele que não abandona tudo, não renuncia a tudo, esse nunca poderá conhecer-me verdadeiramente nem aceder à minha vida.
  4. Mas mesmo que isso não tivesse sido dito com boca humana, a própria Verdade dá testemunho - porque é assim na verdade.
  5. Enquanto o ser humano ama a parte, o fragmento - e em particular se ama a si próprio -, enquanto ele se preocupa e se agarra a isso, ele é cego.
  6. E tal é a sua cegueira que não conhece mais nenhum bem senão aquilo que pessoalmente lhe é o mais útil, o mais fácil e o mais agradável, a ele e ao que é seu.
  7. E é esse bem que ele considera ser o Melhor e ama acima de tudo...

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Os três caminhos » A Purificação » Renunciar a si próprio