Livro da Vida Perfeita - Conhecer o verdadeiro bem


  1. Não há vida melhor, mais nobre e mais agradável a Deus que a vida de Cristo.
  2. Mas não há vida mais amarga à natureza - quer dizer ao eu. É preciso examinarmos este ponto para o compreendermos e ficarmos convencidos.
  3. A vida sem preocupação nem constrangimento é, certo, a mais suave e a mais agradável à natureza - ao eu e ao amor próprio. Mas ela não é nem a melhor, nem a mais nobre. Para alguns, ela pode mesmo tornar-se na pior.
  4. A vida de Cristo é, certo, a mais amarga. Mas ela é a mais amável de todas. Vamos compreender isto pelo que se segue.
  5. Existe um conhecimento pelo qual podemos conhecer o Bem na sua verdade e na sua simplicidade.
  6. O Bem não é nem isto nem aquilo. Ele é o que são Paulo dizia: «Quando vier o Perfeito e o Inteiro, a divisão e a imperfeição serão abolidas» (cf. 1Co 13, 10). Isto significa que o Perfeito e o Inteiro ultrapassam toda a divisão: todas as partes, todo o imperfeito não são nada face ao Perfeito.
  7. Quando o Inteiro é conhecido, todo o conhecimento das parte é abolido. Quando o Bem é conhecido, nós devemos desejá-lo e amá-lo de tal forma que seja imediatamente abolido o «outro amor» - aquele pelo qual o ser humano se ama a si próprio e as outras coisas.
  8. Esse conhecimento conhece o que é o melhor e o mais nobre em todas as coisas. Ele ama-o no verdadeiro Bem, e unicamente para o amor do Bem.
  9. Lá onde está esse conhecimento, sabe-se que a vida de Cristo é a melhor e a mais nobre. Ela é tida como sendo a mais agradável de todas. É amada, é aceite sem se perguntar - nem se preocupar em saber - se ela é suave ou penosa para a natureza, nem se ela é amável ou dolorosa para alguém.
  10. O ser humano em quem este verdadeiro Bem é conhecido, a vida de Cristo está nele e fica nele até à sua morte corporal. Aquele que imagina outra coisa está no erro, aquele que fala de outra forma está na mentira.
  11. Pelo contrário, o ser humano em quem não está a vida de Cristo, o verdadeiro Bem e a Verdade nunca serão conhecidos.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Os três caminhos » A Purificação » Conhecer o verdadeiro bem