Imitação de Cristo - 2.1. Da vida interior

  1. «O reino de Deus está dentro de vós», diz o Senhor (Lucas 17, 21).
  2. «Volta-te para Deus com todo o teu coração» (Joel 2, 12), deixa para trás este mundo miserável, e a tua alma encontrará repouso.
  3. Aprende a desprezar as coisas exteriores e a dares-te às interiores, e tu verás o reino de Deus vir até ti.
  4. «Porque o reino de Deus é paz e alegria no Espírito Santo» (Romanos 14, 17), que não é dado aos ímpios.
  5. Jesus Cristo virá a ti e encher-te-á com as suas consolações, se tu preparares dentro de ti uma morada digna dele.
  6. «Toda a sua glória» e toda a sua beleza «é interior» (Salmos 45(44), 15); é dentro do segredo do coração que Ele se compraz.
  7. Ele visita frequentemente a pessoa interior e as suas conversas são doces, as suas consolações são arrebatadoras; a sua paz é inesgotável, e a sua familiaridade incompreensível.
  8. Alma fiel, apressa-te portanto a preparares o teu coração para o esposo, a fim que ele se digne vir, e habitar em ti.
  9. Porque está dito: «Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e eu virei a ele, e eu farei nele a minha morada.» (João 14, 23).
  10. Deixa portanto entrar Jesus em ti, e deixa-o entrar só a Ele.
  11. Quando possuíres Jesus, serás rico e só Ele te será suficiente.
  12. Ele vigiará por ti, Ele tomará conta fiel de ti em todas as coisas, de modo que não terás mais necessidade de esperar nada dos outros.
  13. Porque as pessoas mudam rapidamente e te abandonam de repente; «mas Jesus Cristo permanece eternamente» (João 12, 34) inquebrantável na sua constância, fica junto de ti até ao fim.
  14. Não devemos contar com uma pessoa frágil e mortal, apesar dela nos ser útil e que nós sejamos caros um ao outro, e também não deve haver lugar de nos entristecermos muito se algumas vezes ela nos contrariar ou se levantar contra nós.
  15. Aqueles que hoje estão ao teu lado, poderão estar amanhã contra ti, e reciprocamente: as pessoas mudam como o vento.
  16. Coloca em Deus toda a tua confiança: que Ele seja o teu temor e o teu amor.
  17. Ele responderá por ti e Ele fará o que achar que é o melhor.
  18. «Vocês não têm aqui moradia permanente» (Hebreus 13, 14); em qualquer lugar onde estiveres, és um estrangeiro e um viajante, e nunca terás repouso a não ser que estejas unido intimamente com Jesus Cristo.
  19. O que procuras à tua volta? Não é aqui o lugar do teu repouso.
  20. A tua morada deve ser no céu, e deves considerar todas as coisas da terra como de passagem.
  21. Tudo passa, e tu passas com tudo o resto.
  22. Toma cuidado de não te agarrares ao que quer que seja, com receio de te tornes escravo e de te perderes.
  23. Que sem cessar o teu pensamento suba para o Altíssimo, e a tua oração para Jesus Cristo.
  24. Se ainda não te sabes elevar às contemplações celestes, repousa-te na paixão do Salvador, e compraz-te em habitar nas suas chagas sagradas.
  25. Porque, se tu te refugiares com amor nas chagas e nos preciosos estigmas, sentirás uma grande força no tempo da tribulação; inquietar-te-às pouco com o desprezo das pessoas e suportarás com facilidade as palavras maldizentes.
  26. Jesus Cristo também foi desprezado pelas pessoas deste mundo, e nas mais extremas angústias, abandonado pelos seus, pelos amigos, pelos próximos, no meio de opróbrios.
  27. Jesus Cristo quis sofrer e ser desprezado; e tu ousas queixar-te de qualquer coisa!
  28. Jesus Cristo teve inimigos e detratores, e tu só querias ter amigos e benfeitores!
  29. Como é que a tua paciência mereceria ser coroada se não te acontecesse nada de penoso?
  30. Se não queres sofrer nada, como serás amigo de Jesus Cristo?
  31. Sofre com Jesus Cristo e por Jesus Cristo, se queres reinar com Jesus Cristo.
  32. Se uma única vez tu tivesses entrado bem dentro do coração de Jesus, e tivesses sentido alguns movimentos do seu amor, como terias pouca preocupação com aquilo que te possa contrariar ou agradar! Tu rejubilarias com um ultraje recebido porque o amor de Jesus ensina-nos a nos desprezarmos a nós próprios.
  33. Aquele que ama Jesus e a verdade, uma pessoa verdadeiramente interior e desprendida de todas as afeições desregradas, pode livremente aproximar-se de Deus, elevar-se em espírito acima de si próprio, e repousar n'Ele com suavidade.
  34. Aquele que estima as coisas segundo aquilo que elas são, e não segundo os discursos e as opiniões das pessoas, é verdadeiramente sábio; e é Deus que o instrui mais do que as pessoas.
  35. Aquele que vive dentro de si próprio, e que se inquieta pouco com as coisas exteriores, todos os locais e todos os tempos são bons para realizar os seus exercícios de devoção.
  36. A pessoa interior recolhe-se bem depressa porque nunca sai completamente para fora de si.
  37. Os trabalhos exteriores, e as ocupações necessárias em certos tempos, não o perturbam; mas presta-se às coisas conforme elas vão chegando.
  38. Quem criou ordem dentro de si, não se atormenta se há bem ou mal dentro dos outros. Só temos distrações e obstáculos se os criamos para nós próprios.
  39. Se tu fosses aquilo que devias ser, inteiramente livre e desprendido, tudo contribuiria para o teu bem e para o teu progresso.
  40. Mas muitas coisas te desagradam e muitas vezes te perturbam, porque ainda não estás realmente morto para ti próprio e separado das coisas da terra.
  41. Nada embaraça, nem suja tanto, o coração de um pessoa como o amor impuro das criaturas.
  42. Se rejeitares as consolações exteriores, tu poderás contemplar as coisas do céu e desfrutar frequentemente das alegrias interiores.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 2. Exortações à vida interior » 2.1. Da vida interior