Imitação de Cristo - 1.25. Da séria emenda de toda a nossa vida

  1. Sê vigilante e fervoroso no serviço de Deus e faz a ti próprio esta pergunta com frequência: Porque vieste para aqui, e porque deixaste o mundo?
  2. Não foi com o fim de viver por Deus e tornares-te numa pessoa espiritual?
  3. Abrasa-te com o desejo de avançar porque receberás em breve a recompensa dos teus trabalhos, e então não haverá mais temor nem dor.
  4. Agora um pouco de trabalho, e depois um grande repouso; que digo eu? a alegria eterna!
  5. Se tu agires constantemente com ardor e fidelidade, Deus também será sem dúvida fiel e magnífico nas suas recompensas.
  6. Tu deves conservar uma esperança firme de chegar à glória; mas não te deves entregar a uma segurança demasiado profunda com receio de caires no relaxamento ou na presunção.
  7. Uma pessoa que flutuava frequentemente, cheia de ansiedade, entre o temor e a esperança, estando um dia abatida pela tristeza, entrou numa igreja; e, prostrada diante do altar para rezar, dizia e redizia a si própria: Oh! se eu soubesse se devia perseverar!
  8. Imediatamente ouviu interiormente esta resposta divina: Se soubesses, que farias?
  9. Pois faz agora o que farias então, e desfrutarás de paz.
  10. Consolada nesse mesmo instante e fortificada, abandonou-se sem reserva à vontade de Deus e as suas agitações cessaram.
  11. Essa pessoa não quis procurar com curiosidade aquilo que lhe aconteceria no futuro; mas suplicou unicamente para conhecer a vontade de Deus e o que Lhe agrada mais, afim de começar e acabar tudo o que é bom.
  12. «Espera em Deus, diz o Profeta, «e pratica o bem; habita em paz na terra, e serás alimentado com as suas riquezas.» (Salmos 37(36), 3-4).
  13. Uma coisa arrefece nalguns o ardor de avançarem e de se corrigirem: o temor das dificuldades, e o trabalho do combate.
  14. Com efeito, ultrapassam os outros na virtude aqueles que se esforçam com mais coragem por se vencerem a eles próprios naquilo que lhes é mais penoso e que contraria mais a sua inclinação.
  15. Porque a pessoa faz tanto mais progresso e merece tanta mais graça, quanto mais se ultrapassa a si própria e se mortifica com mais empenho.
  16. É verdade que todos não têm de combater o mesmo para se vencerem e morrerem a si próprios.
  17. No entanto, uma pessoa animada por um zelo ardente avançará bem mais, mesmo com numerosas paixões, que outra melhor disposta neste assunto, mas morna para a virtude.
  18. Duas coisas ajudam sobretudo a operar uma grande emenda: arrancar-se com violência àquilo que a natureza degradada cobiça, e trabalhar arduamente para adquirir a virtude de que se tem mais necessidade.
  19. Agarra-te também particularmente a evitar e a vencer os defeitos que te desagradam mais nos outros.
  20. Aproveita tudo para avançares. Se vês bons exemplos ou se os ouves serem contados, anima-te a imitá-los.
  21. Mas se tu te aperceberes de qualquer coisa repreensível, toma cuidado de não cometeres o mesmo erro; ou, se o cometeste alguma vezes, procura corrigir-te prontamente.
  22. Como os teus olhos observam os outros, assim também os outros te observam a ti.
  23. Como é consolador e agradável ver religiosos zelosos, devotos, fervorosos, fieis observadores da regra. Como é triste, pelo contrário, e penoso de ver aqueles que não vivem ordenadamente e que não respeitam os compromissos aos quais foram chamados!
  24. Como nos prejudicamos a nós próprios ao negligenciarmos os deveres da nossa vocação, e ao voltarmos o nosso coração para as coisas que não somos chamados!
  25. Recorda-te daquilo que prometeste, e que Jesus crucificado te esteja sempre presente.
  26. Tens razão de corares, ao considerares a vida de Jesus Cristo, de teres até aqui feito tão poucos esforços para conformares a tua vida com a d'Ele, apesar de teres entrado à tanto tempo na via de Deus.
  27. Um religioso que se exercita a meditar seriamente e com devoção na vida muito santa e na paixão do Salvador, encontrará aí com abundância tudo o que lhe é útil e necessário, e não tem necessidade de procurar fora de Jesus qualquer coisa de melhor.
  28. Ah! se Jesus crucificado entrasse no teu coração, como tu serias em breve suficientemente instruído!
  29. Um religioso fervoroso recebe bem aquilo que lhe mandam e submete-se sem dificuldade.
  30. Um religioso morno e relaxado sofre tribulação sobre tribulação e só encontra dificuldades por todo o lado, porque está privado das consolações interiores e porque lhe é interdito procurar fora.
  31. Um religioso que se liberta da sua regra está exposto a quedas terríveis.
  32. Aquele que procura uma vida menos contrita e menos austera andará sempre na angústia; porque sempre alguma coisa lhe desagradará.
  33. Como fazem tantos outros religiosos que observam, nos seus claustros, uma tão rigorosa disciplina?
  34. Saem raramente, vivem retirados, são pobremente alimentados e grosseiramente vestidos. Trabalham muito, falam pouco, vigiam longamente, levantam-se cedo, fazem longas orações, frequentes leituras, e observam em tudo uma disciplina rigorosa.
  35. Considera os Cartuxos, os Cistercienses, e os outros religiosos e religiosas das diferentes ordens, que se levantam todas as noites para cantar louvores a Deus.
  36. Seria portanto muito vergonhoso se a preguiça te mantivesse ainda afastado dum tão santo exercício quando já tantos religiosos começaram a celebrar o Senhor.
  37. Oh! se tu não tivesses outra coisa para fazer que não fosse louvar com o coração e com a boca, perpetuamente, o Senhor nosso Deus!
  38. Se tu nunca tivesses necessidade de comer, de beber, de dormir, e se pudesses nunca interromper nem por um momento esses louvores, nem os outros exercícios espirituais!
  39. Serias então muito mais feliz que és agora, submetido como estás ao corpo e a todas as necessidades.
  40. Quisera Deus que nós fôssemos libertos dessas necessidades e que só tivéssemos que cuidar do alimento da nossa alma, a qual provamos, infelizmente, tão raramente!
  41. Quando uma pessoa chega a não procurar a sua consolação noutra criatura, é então que começa a saborear Deus perfeitamente, e que está, aconteça o que acontecer, sempre satisfeita.
  42. Então, não se regozija com nenhuma prosperidade, nem nenhum revés a contrista; mas abandona-se completamente, com plena confiança, em Deus que é para ela tudo em todas as coisas, para quem nada perece, nada morre, para quem ao contrário tudo vive, e a quem tudo obedece sem demora.
  43. Recorda-te sempre que o teu fim se aproxima e que o tempo perdido não regressa.
  44. As virtudes só se adquirem com muitos cuidados e esforços constantes.
  45. Assim que começares a cair na mornidão, cais na perturbação.
  46. Mas se perseverares no fervor, encontrarás uma grande paz e sentirás o teu trabalho mais ligeiro, por causa da graça de Deus e do amor da virtude.
  47. A pessoa fervorosa e zelosa está pronta para tudo.
  48. É mais penoso resistir aos vícios e às paixões que suportar as fadigas do corpo.
  49. «Aquele que não evitas a pequenas faltas, cai a pouco e pouco nas grandes» (Eclesiástico 19, 1).
  50. Tu terás sempre satisfação à noite, quando tiveres empregue bem o teu dia.
  51. Vigia sobre ti, desperta-te, admoesta-te; e aconteça o que acontecer aos outros, não te negligencies a ti próprio.
  52. Não farás progressos se não fizeres violência contra ti próprio.
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Espiritualidade » Imitação » 1. Vida espiritual » 1.25. Da séria emenda de toda a nossa vida