Livro da Vida Perfeita - O homem novo


  1. Fala-se de um homem que é «velho» e de um outro que é «novo».
  2. Vê! O «homem velho» é Adão: a desobediência, o eu, o amor próprio, etc.
  3. O «homem novo» é Cristo: a obediência.
  4. Quando se fala de «morrer» ou de «perecer», etc., isso quer dizer que o «homem velho» deve tornar-se nada.
  5. Quando isso se produz na luz verdadeira, que é a luz divina, então nasce o «homem novo».
  6. Diz-se que o ser humano deve «morrer a si próprio»: isso quer dizer que o eu e o amor próprio humanos devem ser anulados. É o que diz São Paulo: «Dispam-se do homem velho e das suas obras, e revistam-se dum homem novo, criado e formado segundo Deus» (Ef 4, 22-24).
  7. Aquele que vive no amor próprio, segundo o homem velho, chamam-lhe, e é verdadeiramente, «filho de Adão». Ele pode viver aí tão inteiramente, tão profundamente que se torne mesmo filho e irmão do diabo.
  8. Pelo contrário, aquele que vive na obediência, segundo o homem novo, é «irmão de Cristo» e «criança de Deus».
  9. Vê: quando morre o homem velho e nasce o homem novo ocorre este «segundo nascimento» de que fala Cristo: «Se vocês não nascerem segunda vez, não verão o reino de Deus» (Jo 3, 3).
  10. São Paulo diz igualmente: «Assim como todos os seres humanos morreram em Adão, assim regressarão à vida em Cristo» (1Cor 15, 22). O que quer dizer: todos os seres humanos que seguem Adão na desobediência estão mortos, eles só regressarão à vida em Cristo - na obediência.
  11. Enquanto o ser humano é «Adão» ou «filho de Adão», ele está sem Deus, segundo a palavra de Cristo: «Quem não está comigo, está contra mim» (Mt 12, 30).
  12. Aquele que está contra Deus, está morto diante de Deus; todos os filhos de Adão estão portanto «mortos» diante de Deus.
  13. Pelo contrário, aquele que está com Cristo, na obediência, esse está «vivo» com Deus.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Os três caminhos » A Purificação » O homem novo