Livro da Vida Perfeita - O desejo


  1. Quando os seres humanos são iluminados pela verdadeira luz, sabem que tudo aquilo que podem desejar ou escolher não é nada comparado com o que foi desejado, escolhido e conhecido pelas criaturas enquanto que tais.
  2. É por isso que esses seres humanos iluminados abandonam todos os desejos e todas as escolhas para se reconduzirem e confiarem, eles e todas as coisas, ao Bem eterno.
  3. No entanto, permanece neles um desejo: o desejo de avançarem e de se aproximarem do Bem eterno. O desejo dum conhecimento mais próximo, dum amor mais ardente, dum desfrutar mais puro, duma submissão e duma obediência mais completas.
  4. Também, eles podiam dizer estas palavras: «Aquilo que é a mão para o ser humano, eu gostaria de o ser para o Bem eterno.» Eles temem sempre não estarem suficientemente nessa disposição e desejam que o conjunto dos seres humanos seja feliz.
  5. Mas desse desejo que está neles, os seres humanos iluminados permanecem livres: eles não se apropriam dele.
  6. Eles sabem que ele não pertence ao ser humano, mas à Bondade eterna.
  7. Porque tudo o que é bem pertence unicamente ao Bem eterno, e ninguém se deve apropriar dele.
  8. Esses seres humanos desfrutam de uma tal liberdade que perderam todo o temor do sofrimento ou do inferno, toda a esperança de uma recompensa ou do Reino celeste.
  9. Eles vivem numa pura submissão e obediência à Bondade eterna, por um amor completamente gratuito.
  10. Isto encontrou-se na perfeição em Cristo, e em graus diversos nos seus sucessores.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Amar o melhor » A Libertação » O desejo