Livro da Vida Perfeita - O Um


  1. A Felicidade eterna, é preciso saber, depende apenas d'Ele, e de mais nada.
  2. Para que a alma humana seja feliz, o Um quer - e deve estar - sozinho dentro da alma.
  3. «Mas bem, perguntar-me-ão, o que é que então é o Um?
  4. É o Bem - ou antes o que nos aparece como o Bem.
  5. No entanto, Ele não é este bem aqui nem aquele bem ali que se pode nomear, conhecer ou mostrar: Ele é Tudo, e para lá de tudo.
  6. Ele nem sequer tem necessidade de vir entrar dentro da alma: Ele já lá está, mas está lá desconhecido.
  7. Quando se diz que é preciso ir ter com Ele, ou que Ele deve vir para dentro da alma, isso significa que se deve procurá-l'O, senti-l'O e saboreá-l'O.
  8. E porque Ele é Um, a unidade e a simplicidade é melhor que a multiplicidade. Porque a Felicidade não depende do múltiplo e da multiplicidade, mas do Um e da unidade. Da mesma forma, para ser breve, ela não depende nem da criatura nem das suas ações, mas apenas de Deus e das suas obras.
  9. É por isso que eu só devia ter atenção a Deus e às suas obras, e abandonar todas as criaturas e as suas ações - e em primeiro lugar a mim próprio.
  10. Todas as obras, todos os milagres que Deus realizou, e poderá ainda realizar, nas e pelas criaturas - e Deus mesmo apesar de toda a sua bondade - não me darão a Felicidade enquanto eles permanecerem exteriores a mim.
  11. Eu só serei feliz quando eles agirem em mim, quando eles aí forem conhecidos e saboreados.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Amar o melhor » A Libertação » O Um