Livro da Vida Perfeita - O apego


  1. «Porque nós não amamos o que é o melhor, diz um mestre chamado Boécio, é essa realmente a nossa imperfeição!»
  2. Sim, ele diz a verdade. O Melhor devia ser o mais amado e, dentro desse amor, não se devia considerar o útil ou o inútil, o ganho ou a perca, a honra ou a vergonha, o elogio ou a crítica, nem nada desse género.
  3. O que é verdadeiramente o mais nobre e o melhor devia ser o mais amado - e apenas porque é o melhor e o mais nobre.
  4. É a partir daí que o ser humano pode dirigir a sua vida, tanto exterior como interior.
  5. Em primeiro lugar a sua vida exterior.
  6. Entre as criaturas, uma é melhor que a outra: isto depende do Bem eterno, que brilha e atua mais ou menos dentro de uma que dentro de outra.
  7. Aquela onde o Bem eterno brilha, ilumina e atua mais, aquela onde Ele é mais conhecido e amado, essa é a melhor.
  8. Aquela onde Ele se manifesta menos é também a menos boa.
  9. O ser humano que vive com as criaturas e se ocupa delas, se conhece esta distinção, deve preferir aquelas que são as melhores. Deve ligar-se e unir-se a elas, e em primeiro lugar àquelas que são consideradas como sendo próprias a Deus, porque elas lhe pertencem ou vêm d'Ele - como o bem e a verdade, a paz, o amor, a justiça, etc.
  10. É segundo estas regras que o ser humano exterior se devia dirigir. E aquilo que se opõe a isto, ele devia desprezar e fugir.
  11. Quanto ao homem interior, se com um único impulso se lançasse para o Perfeito, constataria que este é incomensuravelmente, infinitamente, incalculavelmente mais nobre e melhor que todo o parcial e imperfeito.
  12. Ele reconheceria que o Eterno ultrapassa o que é temporal, e que a fonte e origem é bem superior a tudo aquilo que flui ou emana dela. Assim, as coisas imperfeitas e parciais perderiam o seu sabor e seriam abolidas.
  13. Sabe: é isto que deve acontecer se o mais nobre e o melhor é efetivamente mais amado.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Amar o melhor » A Apropriação » O apego