Livro da Vida Perfeita - A usurpação


  1. «Eu não darei, disse Deus, a minha honra a ninguém» (Is 42, 8; 48, 11). Isto significa que a honra e a glória só pertencem a Deus.
  2. Se eu atribuo a mim próprio um «bem» - qualquer coisa que eu seja, possa, saiba ou faça, qualquer coisa que seja minha ou de mim, qualquer coisa que me pertença ou provenha de mim, etc. - eu aproprio-me também da glória e da honra.
  3. O meu ato é duplamente mau. É, primeiro, como se disse, uma queda e um afastamento. Mas também, eu atribuo a mim a honra de Deus, e aproprio-me daquilo que é só d'Ele.
  4. Porque, tudo aquilo a que se deve chamar «bem», não pertence a ninguém, a não ser ao único eterno e verdadeiro Bem. Aquele que dele se apropria, faz mal a Deus e age contra Ele.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Espiritualidade » Vida Perfeita » Amar o melhor » A Apropriação » A usurpação